A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar,
De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,
O céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi
Fotos acervo pessoal e profissional: a palhaça e a Branca de Neve sou euzinha em minhas aulas...amoooo!
Não sabia que você era professora, que delícia! Adorei as fotos, e o texto também, é lindo!
ResponderExcluirBeijos :D
q linda de Branca de Neve!!
ResponderExcluirNossa, que texto lindo!!
ResponderExcluirObservando Sophia falar, ela ainda está aprendendo, tem horas que a gente não entende direito, ou seja, ela está falando numa das cem maneiras só dela. Um dia ela vai chegar naquela convencional que a gente vai entender bem direitinho.
Mas como uma boa mãe atenta, vou guardando com carinho as palavras que são só dela para aquelas coisas que a gente conhece tradicionalmente!!
Boboite e beju!!
Aretusa, mamãe da Doce Sophia